domingo, 26 de junho de 2011

Fases

METODOLOGIA:

Instrumentos:
Aulas práticas (com a elaboração de croquis) e teóricas.

Fases:

1.      Primeiro encontro (09-05-2011):

 Nos apresentamos a turma e em seguida, exibimos o projeto. Posteriormente, pedimos para que os alunos se apresentassem, justificando a causa da sua inscrição no projeto. Em seguida, mostramos um vídeo que apresenta o museu da indumentária de Barcelona. Então, dividimos os alunos duplas e sortearemos para cada grupo um estilo, cada um com o seu respectivo artista. Orientando que cada equipe trouxesse no próximo encontro pesquisas sobre o tema sorteado. Os estilos artísticos e os artistas  pesquisados foram:

Renascimento- Sandro Botticelli
Gótico- Jan van Eyck
Rococó- François Boucher
Impressionismo- Pierre Auguste Renoir
Pop Art- Andy Warhol

















 

Alunos aplicados!

Objetivos




OBJETIVO GERAL:
O estudo da evolução da indumentária a partir da obra de arte.



OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

·         Despertar o interesse do aluno, para um olhar mais detalhado da obra de arte.

·         Estimular a observação atenta e crítica sobre as sociedades representadas dos períodos estudados, inseridos na obra apresentada, de acordo com o seu indumento.


·         Organizar inscrições para a seleção dos alunos interessados em participar do projeto.

·         Criar uma coleção representada em croquis a partir do estudo da evolução da indumentária.


·         Promover um desfile com as criações dos alunos.












Justificativa

O seguinte projeto justifica-se pelo fato do desconhecimento da história e evolução da indumentária, bem como o papel que ela representa na sociedade, pois na maioria das vezes ela caracteriza o indivíduo, revelando a identidade do mesmo. Por conta desses dentre outros aspectos, elaboramos este trabalho tendo em vista o estudo do vestuário a partir das referências que encontramos nas obras de arte, ordenando esse estudo através de estilos presentes na história artística, delimitando desde já as obras a serem estudadas. Desta forma, será analisada não só a indumentária representada na obra, mas o conjunto. Segundo COSTA (p.08, 2009):
Ao tentar acompanhar o desenrolar de um processo em que o vestuário evolui de elemento suplementar a protagonista, fica evidente que existem, paralelamente, uma história do vestuário e outra de como ele foi usado, interpretado e transformado pelos artistas em diferentes contextos.

            A partir deste trabalho, pretendemos atrair alunos que tenham interesse pelo mundo da moda, buscando incentivá-los ao estudo aprofundado do mesmo, não se limitando somente a notícias televisionadas e revistas, mas buscando referências em outros locais, como bibliotecas, internet, galerias, museus, etc.
Temos consciência de que em nosso Estado não existem cursos, nem programas especializados no ensino de moda. Por conta disso, muitos optam  por outros segmentos deixando de lado seus sonhos e habilidades. Buscamos incentivar esses alunos a não desistirem de seus sonhos seguindo suas pesquisas a partir de meios que estão diretamente ligados a moda, porém são mais “acessíveis”, tendo como exemplo, a arte.

                            


segunda-feira, 6 de junho de 2011

A EVOLUÇÃO DA INDUMENTÁRIA ANALISADA ATRAVÉS DAS OBRAS DE ARTE


Autores: Loize Raquel Santos Silva
          Thaís Lima Santos Teles

Público Alvo: Alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Dom Luciano Cabral Duarte

Número de participantes: entre 15 e 20 alunos

Colaboração: Professora Edna Rocha ( professora da disciplina Artes da escola)


O ato de vestir-se parece à primeira vista, algo corriqueiro. Mas, a roupa também revela traços singulares de cada cultura. O homem mudou ao longo dos séculos e a roupa acompanhou essas mudanças, revelando diversas identidades de períodos distintos.

Pode-se perceber essas transformações observando peças de arte antigas. Durante muito tempo, o artista teve o papel fundamental de representar a sua realidade através da matéria plástica. Estas obras artísticas que se encontram nos dias atuais estampando páginas de livros didáticos, muitas vezes passam despercebidas diante dos olhares dos alunos.
Pensando nisso, desenvolvemos este trabalho com intuito de fazer alunos do Ensino Médio do Colégio Estadual Dom Luciano José Cabral Duarte a lançarem a atenção nas vestes das pessoas representadas nas obras de arte, a fim de levar estes adolescentes a pensar na roupa como um instrumento revelador da sociedade da qual o sujeito reproduzido se encontrava.
Para melhor delimitar os períodos da história, não seguimos a linha cronológica do tempo, mas utilizamos os diferentes períodos da arte, determinando os artistas a serem pesquisados.
            Com isto, pretendemos levar olhares mais detalhados para pinturas, esculturas, fotografias, enfim, peças de arte encontradas em livros de História, Geografia, Artes, etc. Colocando não apenas a roupa como elemento de estudo, mas contextualizando as obras de arte e os artistas estudados, a fim de levar os alunos que participarem deste projeto a conhecerem como se deu o processo de modificação do ato de vestir-se, de forma que eles possam recriar com uma visão contemporânea, uma coleção de moda com base nos elementos estudados.



Em breve, iremos começar a postar a nossa prática na escola!

Thaís e Loize